Avanços no sistema Agroflorestal e banco de sementes puras

Avanços no sistema Agroflorestal e banco de sementes puras

1Após o curso Agroflorestal realizado em fevereiro de 2019, a Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora continuou avançando na implantação desse sistema e, como complemento, na atualização do banco de sementes puras. Até o momento, árvores foram plantadas, o solo corrigido com nutrientes e vegetais recentemente plantados na área R2 escolhida de acordo com o que foi projetado para otimizar o método.

A agrofloresta está sendo implementada em todas as Comunidades- Luz como um sistema ecologicamente sustentável que se baseia na integração da agricultura e florestação. Isso permite que o solo seja renovado naturalmente aproveitando o maior benefício que as árvores dão com a fixação do solo, retenção de água e renovação de nutrientes pelo desprendimento da matéria orgânica.

2Ao mesmo tempo, as Comunidades aplicam ensinamentos espirituais coligando com a natureza, fornecendo à terra o que ela precisa, mantendo a diversidade natural sempre em equilíbrio com as Leis naturais para que a Lei de Manifestação se torne presente. No trecho extraído do livro Lexico Esoterico, José Trigueirinho explica:

"A verdadeira necessidade de cada momento é fornecida, na medida certa, quando está na sintonia correta."

 

A experiência, tecnologia e as formas de cultivo que a Comunidade Luz-Figueira desenvolveu ao longo dos anos, está sendo a base e o exemplo para a Comunidade de Aurora. 3Além de aplicar nas plantas, a experiência permitiu dar um impulso na renovação, armazenamento e categorização do banco de sementes puras. "O objetivo do banco é ter um acervo de sementes puras, ou também chamados crioulas, que são sementes que não passaram por um processo de modificação genética ou um cruzamento entre outras espécies, chamadas sementes híbridas.  Isso permite uma cultura com as mesmas características ao longo do tempo, mantendo a planta mais forte e saudável", diz Frei Uriel, monge da Ordem Graça Misericórdia (OGM) e membro do grupo de plantações da Comunidade.

4Como esse processo foi suspenso por um tempo e precisa ser renovado a cada ano, o banco está sendo atualizado com variedades de sementes crioulas do Uruguai. Enquanto isso, na Comunidade, as sementes produzidas nas plantações também estão sendo selecionadas e plantadas para alcançar essa qualidade de pureza.

Durante o ano de 2019, no sistema agroflorestal, as árvores se desenvolveram de forma satisfatória, mas em relação à correção do solo, houve dificuldades devido à chuva que lavou os nutrientes colocados. Por essa razão, as hortaliças plantadas tiveram dificuldades para germinar e crescer. Após várias tentativas de nutrição, foram feitos progressos em março de 2020 que permitiram a decisão de realizar um novo plantio.

5Entre as fileiras de várias espécies de árvores foram organizadas pequenas fileiras de culturas como evidência inicial deste novo ciclo de autoabastecimento. Entre as espécies plantadas estão brócolis, couve-flor, acelga, repolho, alcachofras, condimentos, aipo, entre outros que serão adicionados em breve. Frei Uriel ressalta que "a agrofloresta tem como característica criar uma cultura que permite que as plantas fiquem mais próximas umas das outras através de um sistema de estratos que permite uma grande produção de alimentos em uma área pequena o que não acontece com outras técnicas”.

A manutenção requer irrigação diária, uma defesa controlada para conter as pragas e tratamento do solo para que não perca a fertilidade. No entanto, devido à retenção de água e à quantidade de matéria orgânica gerada pelas árvores,6após alguns anos será possível ver a diferença na nutrição do solo e, assim, a necessidade de manutenção será esporádica.

Simultaneamente a este projeto, estão sendo organizados espaços que são propícios a novos sistemas agroflorestais. Neles, o solo será recuperado com farinha de rocha e adubo verde, depois se realizará o plantio das árvores e quando o solo estiver preparado, será feita a plantação de trigo e milho.

"Tendo um solo fértil e sementes puras, poderemos ter alimentos por um período indeterminado de tempo, uma fonte autossustentável para toda a Comunidade", conclui Frei Uriel.