Moagem de Grão de Trigo na Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora

Moagem de Grão de Trigo na Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora

Grão de trigo moído para uso na padaria

Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária (FFHI), desde o ano de 2021 vem produzindo os seus pães com farinha feita a partir da moagem do grão de trigo dentro da própria Comunidade-Luz.

Devido ao aumento do local de elaboração dos alimentos em 2022, a Comunidade-Luz conta hoje em dia com uma área estruturada especificamente para os trabalhos de padaria que desenvolve semanalmente, onde são feitos pães integrais e sem glúten.

Após a aquisição de maquinário específico para a moagem do trigo comprado, em 2021 começou-se um processo de, pouco a pouco e através da elaboração de novas receitas, substituir o uso da farinha branca pela farinha integral vinda desses grãos moídos.

 

Campo de trigo

 

Criação de estoque

Também, como forma de criar um estoque anual, calculou-se que a quantidade necessária para suprir o consumo durante todo o ano estaria em duas toneladas.

Ao iniciar as buscas por agricultores que pudessem vender à Comunidade-Luz esta quantidade de grão, entrou-se em contato com um colaborador da Rede-Luz que trabalha na área da agricultura, e que após contatar alguns produtores da região encontrou uma granja que cultiva um grão específico para uso em padaria.Stock 1

As tratativas para a compra do grão foram iniciadas, e os grãos por fim foram oferecidos em doação à Comunidade-Luz por este mesmo colaborador, que adquiriu as duas toneladas de trigo previstas para suprir o ano de 2022 inteiro.

                               

Aumento do consumo de pão

Devido a um aumento no número de membros da Comunidade-Luz e com a abertura do Centro Mariano de Aurora em maio de 2022, para o qual os pães feitos na Comunidade-Luz também são ofertados aos peregrinos que aí visitam, as duas toneladas de grãos terminaram no início de novembro de 2022.Stock de trigo 2

Novos produtores foram contatados na busca por mais grãos que pudessem seguir suprindo a Comunidade-Luz até o fim do ano. No entanto, pelo fato de que as colheitas de trigo aconteceriam apenas a partir de meados de dezembro, só foi possível readquirir os grãos novamente fim de dezembro.

 

Novas doações

O mesmo colaborador da Rede-Luz que havia doado o trigo na primeira vez ofertou à Comunidade-Luz a doação de outras duas toneladas para o ano de 2023. Com isto, tendo como base a experiência de 2022, poderíamos suprir o consumo de farinha para uma parte do ano.  

Por outro lado, o contato com um agricultor conhecido, que apoia a Comunidade-Luz Fraternidade em diversas frentes da área agrícola há vários anos, permitiu que, para o ano de 2023, a Comunidade-Luz possa ter a quantidade de grãos de trigo necessária para a manufatura dos pães este ano.

Este agricultor inicialmente ofertou à Comunidade-Luz uma doação importante de soja orgânica. Porém, devido ao clima intenso no fim do ano passado, toda esta plantação foi perdida e ele não pode fazer a doação que pretendia.

De forma que, determinado a ajudar a Comunidade-Luz, fez uma doação de duas toneladas de trigo mais como forma de substituição à soja orgânica.

 

Stock de trigo 3

 

Ano de 2023 e a conservação do grão

Esta quantidade de grão, no entanto, requer um cuidado específico, em que a cada três meses aproximadamente, os sacos de 40 kg dentro dos quais eles foram conservados precisam ser movidos, abertos e checados se há um pequeno inseto chamado “bicho gorgulho” ou “caruncho”, para evitar a proliferação dos mesmos. Eles se alimentam de grãos e cereais, reduzindo-os a pó.

Agora com quatro toneladas de trigo, a Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora terá o suprimento de grãos de trigo, para moagem e manufatura da farinha que se utiliza na padaria, para todo o ano de 2023.

Além de servirem ao consumo da própria Comunidade-Luz, os pães também são ofertados aos peregrinos que chegam ao Centro Mariano, a colaboradores da Rede-Luz e vizinhos da região.

Para buscar os grãos, três membros da Comunidade-Luz Fraternidade foram com um pequeno caminhão à granja que os cultiva.