Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora participa de Encontro da Rede de Sementes do Uruguai

Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora participa de Encontro da Rede de Sementes do Uruguai

O que impulsa os Reinos a evoluírem é essa presença humana, com a sua irradiação de amor, com a sua irradiação de cuidado, de serviço, de gratidão por essa grandiosa tarefa que o Reino Vegetal tem aqui na Terra." (Frei Ameino – Clemente).

 

Um grupo de representantes da Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), esteve presente no primeiro dia do Encontro da Rede de Sementes Nativas e Crioulas do Norte do Uruguai, no mês de outubro, como forma de criar novas pontes entre a Comunidade-Luz e a Rede de Sementes do país, compartilhando com os presentes experiências e conhecimentos, assim como sementes puras e mudas de plantas.

O evento ocorreu na região do Valle del Edén, município de Tacuarembó, Norte do Uruguai, promovido pela Red Nacional de Semillas Nativas y Criollas, tendo sido esta a edição levada adiante pela Regional Norte da Rede Nacional.

Encuentro semillas - workshop 3Com dinâmicas grupais que buscavam maior consciência no contato com o Reino Vegetal e uma maior compreensão da dinâmica de comunicação entre as redes de sementes do Norte do Uruguai, o encontro reuniu membros da Rede de Sementes das regiões de Salto, Paysandú, Tacuarembó, Artigas, Rivera, La Aldea y Paso de las Carretas, bem como os já mencionados representantes da Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, que disponibilizaram aos participantes 20 sacos de 100g com sementes puras de soja orgânica e de feijão de porco, além de diversas mudas da planta brasileira conhecida como “azedinha”.

Encuentro semillas - dinamica grupal 1Promovendo a parceria entre os diferentes grupos da Rede de Sementes da Regional Norte, uma das dinâmicas grupais ofertadas tratava-se de reunir os membros presentes com seus respectivos grupos, os quais se entrelaçavam com os demais grupos segurando a ponta de um fio de barbante em cada mão, que não deveriam soltar. Ao fim, todos estavam emaranhados, e a dinâmica pôde ressaltar a importância da organização, do respeito à hierarquia e dos benefícios e possibilidades que o bom fluir da comunicação entre todos pode trazer, evitando a desorganização das relações.

Frei Akhbar, coordenador do Setor Plantios da Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, nos conta como se sentiu ao participar do evento:

Encuentro semillas - frei akhbar“Nós não conhecíamos muitas pessoas, porém fomos muito bem recebidos. Havia uma energia de hospitalidade muito forte. (...) Percebi dentro de cada um esse amor pela natureza, pelo Reino Vegetal. Para mim ficou muito impresso esse amor que cada um tem pela vida, pela Mãe Terra. E percebi que estavam tentando expressar, de uma forma ou de outra, essa reverência que sentem pelas sementes e pela natureza.”

O grupo da Comunidade-Luz também pôde conhecer o novo banco de sementes que está sendo construído na Huerta Comunitaria Tierra Viva, a qual, segundo descrição em seu blog oficial, trata-se de uma “granja comunitária em formação que busca autossustentar-se com os recursos naturais do lugar, interessados no consumo responsável de produtos ecológicos, artesanais e produzidos nas imediações”. Dando seus primeiros passos na construção deste banco de sementes, a granja conta com diversas áreas de hortas orgânicas e um pequeno galinheiro.

Encuentro semillas - workshop 1Ao fim do dia, o grupo da Comunidade-Luz dividiu-se de forma a participar de quatro oficinas distintas que aconteceram simultaneamente, ofertadas pelos colaboradores do evento, as quais tratavam da elaboração de M.E.N. (Microorganismos Eficientes Nativos), de técnicas naturais de construção de hortas orgânicas, do reconhecimento de plantas medicinais a partir da flora natural local, e das leis de proteção aos direitos da vida campesina com o suporte da organização CLOC-LVC (Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo – La Vía Campesina).

Encuentro semillas - workshop 2Além das dinâmicas, das oficinas e do primeiro contato com a Huerta Comunitaria Tierra Viva e seu banco de sementes, o evento também abriu espaço para criarem-se novos contatos com membros desta rede de sementes uruguaia. A Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora pôde expressar-se em marcada sintonia e harmonia com os demais grupos, possibilitando a criação de novos vínculos com potencial de contribuir positivamente ao banco de sementes sustentado dentro da própria Comunidade; da mesma forma, a partir do trabalho que a Comunidade vem desenvolvendo com as sementes puras, poder colaborar com os grupos que trabalham com sementes no Uruguai.

O cuidado com as sementes puras nos remete ao arquétipo da renovação presente no Reino Vegetal, pois, em essência, cada semente carrega para um momento futuro não apenas uma nova planta, mas um princípio de renovação, de transformação.

Lembrando as palavras de José Trigueirinho Netto com respeito às sementes:

Nas sementes nós temos o início das etapas futuras do Reino Vegetal. De forma que criar uma semente, não é só com a intenção de reproduzir, com a intenção de ter mais alimentos. Isso também existe, mas não deve ser o principal (...) Claro que a semente é uma forma de reproduzir o alimento, de dar ao homem, aos animais, às aves, o alimento. A semente é o germe de tudo isso, mas o mais importante é que ela traz dentro dela já em essência o Reino Vegetal futuro”.

 

Material complementar:

Website da Red Nacional de Semillas Nativas y Criollas do Uruguai: https://redsemillas.uy/

Blog da Huerta Comunitaria Tierra Viva: http://huertacomunitariatierraviva.blogspot.com/

Website da CLOC-LVC: https://cloc-viacampesina.net/