Energias renováveis na Comunidade-Luz: Energia eólica
Energias renováveis na Comunidade-Luz: Energia eólica
É a primeira vez que se trabalha com o uso da energia eólica nas Comunidades–Luz, e a Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, no Uruguai, está sendo a pioneira.
São incomensuráveis os benefícios e possibilidades que isto pode trazer, não só no suprimento de energia elétrica, da força motriz, mas também no aprendizado da relação com os elementos da natureza e a geração de recursos energéticos. Porém, também é inimaginável o esforço que um projeto como este exige e os obstáculos com os quais se defronta. São anos de trabalho e de espera e grandes investimentos para que estes geradores eólicos pudessem funcionar, entretanto, este projeto ainda não está concluído.
Os três equipamentos instalados na área de R1, na Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora estão aptos para uso. Mas, foram projetados com um sistema de funcionamento eletrônico para dar a energia gerada para a rede pública. Isto significa que não nos dá autonomia e em casos de corte de eletricidade, por parte do provedor no Uruguai, ficamos na mesma, sem um recurso alternativo. Existe outra possibilidade que seria receber e armazenar esta energia em baterias e organizar um sistema de distribuição e uso na Comunidade, e é nesta etapa que estamos trabalhando agora. Todavia, esta opção exige mudanças no sistema eletrônico, sendo necessária a compra de baterias, cabos de distribuição e três aparelhos eletrônicos que irão completar o sistema. Isto significa que teremos ainda muito trabalho e um investimento na ordem de 25 mil dólares para operacionalizar esta opção.
Em geral, as Comunidades-Luz estão se instalando e se desenvolvendo em áreas rurais, distantes de outros recursos e onde os sistemas de infraestrutura são mais precários, por isso, é tão importante desenvolver projetos de autossuficiência ou sustentabilidade. Além disso, existe também um lado interno, espiritual, relativo ao nosso relacionamento com os recursos do planeta e o aprendizado para trabalhar com energias limpas e dentro das Leis Universais.
Para tudo isto se desenvolver e aproveitar tanta oportunidade necessitamos de muita ajuda: de colaboradores técnicos com conhecimento e experiência que nos ajudem nas definições operacionais do projeto, que nos ajudem em pesquisas, preparação de orçamentos,recursos financeiros e pessoas que nos ajudem na parte prática, nas instalações.
Mauricio Guidetti, coordenador geral da Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora reforça “por tudo que foi explicado é importante o apoio e participação de todos.”