Curso de Agrofloresta

Curso de Agrofloresta

Na Comunidad-Luz Fraternidad de Aurora, nos dias 2 e 3 de março, estiveram presentes cerca de 30 pessoas na implantação do sistema agroflorestal, técnica que transformou a agricultura em uma prática sustentável e equilibrada com os Reinos da Natureza.

O curso foi dirigido por Isaias Reis, membro da Rede-Luz e profissional na área, com a participação de membros da Comunidade-Luz, monastério e Rede-Luz. A proposta do curso foi exemplificar o sistema agroflorestal através de práticas e classes teóricas.

Durante o fim de semana, conversaram sobre os princípios da agrofloresta, a elaboração de insumos e biofertilizantes, e ao final foi implantado um pequeno módulo agroflorestal na área Redención 2, em um espacio de 500 metros quadrados, e esse módulo será mantido e ampliado através do trabalho grupal na comunidade.

Na primeira parte da implantação do sistema agroflorestal foi feita a correção de minerais e nutrientes do solo e logo em seguida à preparação da terra foram plantadas árvores nativas e exóticas, frutíferas, arbustos, adubação verde e plantas de ciclo curto como o milho e a batata doce.

Uma das pessoas presentes, que realizou o curso, conta-nos a sua experiência:

“Sentimos que a nossa consciência se abriu amplamente ao ver que se pode planejar a sustentabilidade para o futuro cuidando do meio ambiente, aproveitando todos os elementos que a natureza oferece e recebendo elementos orgânicos para consumo, sem nenhum tipo de produtos que danifiquem o teu organismo.”

Todos sentimos que essa tarefa foi uma semente importante para o futuro, que nos possibilitará, algum dia, ser autossustentáveis em alimentos. A ideia é que mais pessoas possam integrar-se ao grupo que faz parte da agrofloresta.

Em breve, serão organizados mutirões quinzenais, com a participação de pessoas da comunidade e Rede-Luz, para poder levar adiante esse projeto.